Cidades

O que fazer em Jundiaí: 5 dicas para conhecer e explorar a cidade

Compartilhar em:

Localizada no interior de São Paulo, Jundiaí oferece cultura, gastronomia e lazer, com várias atrações, roteiros turísticos, vida noturna e lazer ao ar livre. Neste blog post, você poderá conferir 5 dicas sobre o que fazer em Jundiaí.

Uma das mais populosas cidades do interior de São Paulo, localizada a menos de 60 km da capital, o município, com as suas referências italianas, oferece um belo roteiro de atividades para quem busca o que fazer em Jundiaí. 

Ao longo do texto, você conhecerá um pouco do que os moradores aproveitam pela cidade, como patrimônios históricos, circuitos culturais, parques e polos tecnológicos.

Leia mais: as verdades que nunca te contaram sobre Jundiaí.

O que fazer em Jundiaí: ar livre

Jundiaí está repleta de lazer ao ar livre, com muitos parques e atrações para todos os públicos e idades:

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é uma excelente opção para quem procura o que fazer em Jundiaí. Com uma área de 150 mil m², se originou como uma proposta de recuperação para uma área com longo histórico de degradação. 

Quem mora ou visita a cidade pode aproveitar para explorar seus jardins temáticos, com destaque para o japonês, o africano com plantas típicas da região e o italiano com diversos canteiros e estátuas. 

Por lá, existe também uma ciclovia que liga o Jardim Botânico ao Parque Cidade, com 7 quilômetros de extensão.

Vista aérea do Jardim Botânico

Imagem: Pulse Comunicação e Marketing

Parque da Cidade

Às margens da represa que abastece Jundiaí, no bairro Pinheirinho, está localizado o Parque da Cidade. Inaugurado em 2004, a área contempla 500 mil m², oferecendo inúmeras atividades, como piqueniques e caminhadas ecológicas. 

Além disso, você encontra no parque: pistas de cooper, academia, playground, mesas de jogos, quadras poliesportivas e outros. 

O que fazer em Jundiaí: cultura de lazer

Jundiaí contempla seus moradores com diversas opções de cultura e lazer, entre patrimônios históricos e empreendimentos. Um dos principais espaços culturais é o Complexo Fepasa:

Complexo Fepasa

Com diversas intervenções culturais, o Complexo Fepasa preserva as memórias da cidade em seus 111 mil m². Tudo isso entre trilhos e traços da construção original de 1890, que fizeram parte da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e da Companhia Fepasa (Ferrovia Paulista S/A).

Outro detalhe é que o Complexo Fepasa é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Por lá, você poderá visitar o Centro de Memória de Jundiaí, Centro de Memória da Guarda Municipal, Feira dos Trilhos, Sala dos Relógios, Espaço para exposições e outros. 

Outras opções de cultura e lazer para quem procura o que fazer em Jundiaí:

  • Boliche Fênix;
  • Centro de Memória do Esporte Jundiaiense – Bolão;
  • Cinema Cinépolis;
  • Cinema Moviecom;
  • Espaço Cultural Museu do Vinho;
  • Jumpark;
  • Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão;
  • Paintball Jundiaí;
  • SESC Jundiaí.

O que fazer em Jundiaí: rotas turísticas

Jundiaí consolidou-se como um dos principais pontos para aqueles que procuram pelo Turismo Rural no estado de São Paulo.

Nos últimos dez anos, a cidade registrou crescimento no número de estabelecimentos ligados a essa atividade, evidenciando sua crescente popularidade entre os visitantes em busca de experiências autênticas e conectadas à natureza.

  • Rota Turística da Uva: conhecida pela gastronomia, conta com diversas adegas familiares, repletas de histórias e tradições.

Parque da Uva

Construído em 1953 para receber a Festa da Uva, o Parque da Uva está localizado no bairro Anhangabaú. 

A região é marcada por diversas vinícolas. Por sinal, as propriedades agrícolas ocupam mais da metade da cidade, sendo responsável por cerca de 30% da produção de vinho de São Paulo.

  • Rota Turística do Vinho: a experiência oferece um circuito de restaurantes nos quais você saboreia uvas, vinhos, sucos, doces e queijos maturados diretamente dos produtores de Jundiaí.
  • Rota Turística do Castanho: nesta rota você conhece mais sobre produtor orgânico e vinícola tradicional, tendo acesso a vinhos, cachaças e diversos produtos regionais, além de restaurante típico e espaço de lazer.
  • Rota Turística da Cultura Italiana: esta experiência oferece um típico café da manhã colonial ou tradicionalmente italiano, contemplando a paisagem de propriedades rurais. Dá para visitar pequenos sítios familiares que produzem frutas e vinhos e caminhar entre plantações.
  • Rota Turística da Terra Nova: uma das atrações desta rota é poder cavalgar em uma trilha em plena mata curtindo as paisagens da cidade.
  • Rota Turística do Centro Histórico: mais afastada das rotas rurais, é o roteiro que promove uma viagem no tempo pelo desenvolvimento cultural e arquitetônico da cidade.
  • Rota Turística Circuito das Frutas: toda a região é conhecida por suas belas paisagens, com grandes áreas verdes, colinas e propriedades produtoras de morango, caqui, figo, entre outras. 

Portanto, os turistas podem explorar as diversas propriedades rurais que oferecem atividades agrícolas, como a colheita de frutas frescas e a participação em processos de produção de vinho, por exemplo.

O que fazer em Jundiaí: compras

Uma das opções sobre o que fazer em Jundiaí é ir às compras. Você encontrará boas opções como shoppings e os famosos varejões noturnos:

Varejões Noturnos

Pelo menos uma vez por semana acontecem varejões de compra no estacionamento do Parque Comendador Antônio Carbonari, Parque Eloy Chaves e no bolsão de estacionamento do Complexo Argos.

Shoppings

Os shoppings de Jundiai oferecem uma experiência diversificada para moradores e visitantes da cidade. Com uma variedade de compras, entretenimento e gastronomia, esses centros comerciais se destacam como pontos de encontro e lazer.

Um dos principais shoppings da cidade é o Jundiaí Shopping, localizado estrategicamente no coração da cidade, na Avenida 9 de Julho. Com um layout moderno e uma seleção de lojas de moda, tecnologia, beleza e muito mais, o Jundiaí Shopping atrai pessoas de todas as idades em busca de compras e momentos agradáveis. Além das lojas, oferece uma praça de alimentação diversificada, cinemas modernos e áreas de lazer para crianças.

Outro destaque é o Maxi Shopping Jundiaí, que combina conveniência e conforto. Com um mix variado de lojas âncoras e boutiques, o Maxi Shopping atende às necessidades de compras dos seus frequentadores, que também podem desfrutar de opções gastronômicas que vão desde fast-food até restaurantes sofisticados. O cinema e as opções de entretenimento garantem momentos de diversão para toda a família.

Além desses, o Shopping Paineiras é conhecido por sua atmosfera acolhedora e seu ambiente familiar. Com lojas que variam de grandes marcas a lojas especializadas, o Shopping Paineiras oferece uma experiência de compra personalizada e única. Sua praça de alimentação, com opções para todos os gostos, é um convite para saborear desde pratos rápidos até refeições completas, ideal para um intervalo durante as compras.

o que fazer em jundiaí
Vista aérea Avenida 9 de Julho.
Imagem: Pulse Comunicação e Marketing

O que fazer em Jundiaí: gastronomia

A gastronomia de Jundiaí é um verdadeiro reflexo da riqueza cultural e histórica dessa cidade paulista, que não só preserva tradições culinárias típicas do estado como também incorpora influências de diversas regiões do Brasil e do mundo.

É impossível falar de Jundiaí sem mencionar suas frutas. A cidade é conhecida por suas plantações de uva, que dão origem a deliciosos vinhos e sucos, além de outras frutas como figo, pêssego e morango, que são ingredientes frequentes na gastronomia local. 

A influência italiana é marcante na culinária de Jundiaí, refletindo-se em pratos como massas artesanais, pizzas e antepastos. Os descendentes italianos trouxeram consigo técnicas e receitas que se mantêm vivas até hoje, especialmente nos restaurantes familiares e nas festas típicas da cidade.

Além disso, é possível encontrar restaurantes especializados em culinária japonesa, árabe, chinesa, entre outras, atendendo aos mais variados gostos e paladares. 

Um quitute famoso de Jundiaí é o “bolo de fubá com goiabada” e as suas produções de embutidos e queijos artesanais.

Por fim, Jundiaí se destaca também pela sua oferta de feiras livres e mercados municipais, onde é possível encontrar produtos frescos e típicos da região. Esses espaços são verdadeiros centros de encontro e celebração da gastronomia local, reunindo produtores, chefs e apreciadores da boa comida.

Como você pode ler, Jundiaí proporciona várias experiências e se mostra como uma excelente opção para viver e morar.

Em breve, a Pollo Engenharia lançará um novo empreendimento para a cidade. Aguarde novidades!

Leia também

4 motivos para morar no Bortolan em Poços de Caldas
7 motivos para viver em contato com a natureza
Por que morar em Varginha é uma excelente escolha? 
Pesquisar