Todos

Viver bem: entenda a relação entre a escolha de um imóvel e qualidade de vida

Compartilhar em:

Não basta viver em um local bonito. O seu lar deve representar a sua identidade e proporcionar qualidade de vida. Para te ajudar neste importante passo pessoal, ao longo do texto, você encontrará várias dicas para tomar a melhor decisão.

Uma das tendências do mercado imobiliário atual é morar com qualidade de vida. Já imaginou precisar comprar um medicamento à noite e ter que procurar por horas até encontrar uma farmácia? Ou ficar dependente de uma avenida super congestionada para conseguir chegar ao trabalho todos os dias? 

Com certeza, são situações que causam estresse e que geralmente acontecem quando se compra um imóvel sem considerar a localização e sua qualidade de vida. Neste artigo, te ajudaremos a observar aspectos importantes durante a tomada de decisão. Continue a leitura. 

Como o local de morar interfere na qualidade de vida? 

O que a sua casa representa para você? Provavelmente, você responderia algo relacionado a aconchego, segurança e descanso. É nela onde construímos o nosso refúgio pessoal, de privacidade e vivemos momentos especiais. 

A conquista de uma moradia está diretamente relacionada aos nossos hábitos, como uma boa relação com o trabalho, disponibilidade de tempo livre, segurança e qualidade de vida.

Neste sentido, para te ajudar a encontrar o seu lar ideal e que traga benefícios, listamos alguns fatores a considerar:

1-) Boa localização:

Parece clichê, mas o primeiro passo é avaliar a localização antes de fechar o negócio. Esta característica terá total interferência na rotina e na qualidade de vida da sua família, além de influenciar no preço cobrado pela transação. 

Quem não gosta de chegar mais cedo em casa, assistir ao seu programa favorito ou simplesmente relaxar? Independentemente do motivo, todo mundo aprecia isso!

Lembre-se: distâncias muito grandes podem significar horas perdidas no trânsito e o seu tempo é valioso. Sendo assim, verifique a proximidade com o trabalho, escola e a presença de comércios e serviços essenciais nas adjacências, como supermercados e padarias. 

Mas, mesmo que eles não estejam tão próximos da sua residência, se a região oferecer boas vias de acesso, com trânsito rápido, você já terá uma grande vantagem.

2-) Priorize a sua saúde:

Do mesmo modo que é fundamental estudar e trabalhar em locais acessíveis, você também precisa de opções para cuidar da saúde. Em casos de urgência e emergência, ter por perto hospitais, clínicas e farmácias conta muitos pontos para o seu bem-estar.

A localização do imóvel também impacta no seu estilo de vida, pois, se você precisa ir muito longe para encontrar boas academias ou locais adequados para praticar atividades físicas e esportes, por exemplo, a chance de você se desmotivar é grande, o que dificulta a sua busca por uma vida mais saudável.

Outra dica para ajudar a cuidar da sua saúde e qualidade de vida é encontrar condomínios ou apartamentos que contenham academia, locais para prática de esportes e autocuidado. Já imaginou a praticidade de contar com todos estes benefícios em um único lugar?

espaço fitness qualidade de vida
Espaço Fitness Aurea Santos Dumont em Poços de Caldas
Foto: Pollo Engenharia

3-) A segurança é primordial:

Infelizmente, a violência é um fator muito presente na sociedade atual. Na hora de escolher um novo imóvel, a segurança deve ser muito bem avaliada. 

É aconselhável ir até o local em horários diferentes. Alguns bairros podem ser muito seguros em dias úteis, mas bastante perigosos aos finais de semana ou pela madrugada. Converse com os moradores para colher mais informações.

Nesse sentido, ainda devem ser levadas em consideração a oferta de serviços como vigilância e controle de entrada/saída de pessoas no condomínio ou prédio pretendido, a rede de monitoramento e proteção de vizinhos, e a disponibilização de policiamento pela rede pública.

4-) Considere as opções de mobilidade:

Um dos fatores positivos de escolher um imóvel que proporcione qualidade de vida é contar com várias opções de transportes por perto. Morar em uma local onde há um bom comércio e boas opções de lazer, mas ter que precisar andar muito para pegar o meio de transporte, talvez não seja a melhor solução. 

Além disso, seja para ir ao trabalho ou para o lazer em família, é interessante verificar se a localização oferece ciclovias, áreas para caminhada e outras alternativas de locomoção mais sustentáveis e econômicas. Ter a tranquilidade de se deslocar a pé também é uma opção saudável para o corpo e para o bolso.

5-) Contato com a natureza:

Você sabia que a proximidade com áreas verdes reduz os níveis de estresse, melhora o humor e proporciona maior sensação de tranquilidade e qualidade de vida?

A presença de espaços verdes também desempenha um papel significativo no bem-estar. Parques, jardins e áreas de lazer proporcionam não apenas um ambiente agradável para atividades físicas e recreação, mas também contribuem para a saúde mental e emocional dos moradores. 

qualidade de vida
Área Verde Aurea Santos Dumont em Poços de Caldas
Foto: Pollo Engenharia

6-) O local tem que ter a sua personalidade:

Para finalizar, além de ser confortável, seguro, acessível, ter boa localização, o imóvel deve representar a sua identidade, estilo de vida e outros fatores que são importantes para a sua vida. 

Há pessoas que não se importam de morar perto de casas noturnas ou em lugares barulhentos, enquanto outras não abrem mão de trabalhar perto de casa. Há ainda aquelas que preferem o sossego e o silêncio. Isso deve ser muito bem avaliado ao escolher a localização do imóvel, para não haver frustração após a compra, afinal, o que está sendo analisado além da moradia em si é a sua qualidade de vida.

Como você já descobriu quais fatores influenciam o seu bem-estar ao escolher um bom local para morar, conheça os empreendimentos da Pollo Engenharia e fique por dentro dos nossos futuros projetos. 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando para mais dicas como essa. 

Siga o nosso perfil no instagram: @polloengenharia.

Leia também

 As verdades que nunca te contaram sobre morar em Jundiaí
apartamentos inteligentes
Tendência no mercado imobiliário: 6 razões para investir em apartamentos inteligentes
imagem zona oeste
Zona Oeste de Poços de Caldas: conheça os 4 principais atrativos da região que mais cresce na cidade
Pesquisar