Todos

8 dicas para a decoração da cozinha do seu apartamento

Compartilhar em:

Em um local onde cada metro quadrado importa, saber otimizar é essencial para manter a funcionalidade do ambiente. A cozinha de um apartamento, por exemplo, é um espaço que requer um cuidado especial na sua organização. Confira neste post, 8 dicas para te ajudar na decoração da cozinha.

Saber montar a cozinha de um apartamento é essencial, afinal, esse ambiente precisa de praticidade e funcionalidade. Além disso, ela é o espaço mais utilizado em uma casa ou apartamento, não só pelo preparo das refeições, mas por proporcionar socialização. 

A seguir, algumas dicas de decoração da cozinha para você tornar esse cômodo um dos favoritos do seu lar:

1. Qual é o espaço disponível para decoração da cozinha?

Antes de sair comprando os móveis e os utensílios, é primordial medir o espaço disponível na sua cozinha. Além das dimensões do chão, considere a altura das paredes e os recortes de portas e janelas.

2. Entenda qual é o seu estilo de decoração

O primeiro passo para a decoração da cozinha, é definir o estilo que represente suas necessidades e personalidade. Existem diversas opções, com características diferentes em relação ao uso de objetos, texturas, cores e materiais. 

Alguns exemplos de estilos de decoração para cozinha são:

  • Contemporâneo: móveis modernos, superfícies lisas e linhas retas e com tons neutros. 
decoração da cozinha
  • Boho: uso de peças artesanais e vintage, com tons terrosos, referências hippies, mistura de texturas e materiais naturais. 
decoração da cozinha
  • Rústico: paredes com tijolos aparentes, armários escuros, madeira e tons terrosos. 
  • Retrô: móveis com pé de palito, cores vibrantes, placas e murais decorativos. 
  • Clássica: decorações antigas e sofisticadas, com itens e paredes em tons sóbrios. 
  • Maximalista: mistura de estilos diferentes, com uso de cores vibrantes e muitos objetos decorativos.

3. Escolha uma paleta de cores harmônica

Um dos fatores que não pode ficar fora do planejamento da decoração da cozinha, é a escolha das cores do ambiente. Considere seu gosto pessoal, harmonização com os demais ambientes e a facilidade de limpeza. 

Vale ressaltar que existem outras formas de utilizar as cores para decorar o espaço, como no acabamento dos armários, bancadas e até mesmo nos eletrodomésticos e utensílios. 

Geralmente, cores claras, como branco e cinza, são utilizadas nos móveis, e as cores de contraste, nos detalhes. O fato é que existem muitas possibilidades para colocar a criatividade em prática.

4. Priorize móveis multiuso

Em uma cozinha compacta, sempre que possível, procure por móveis que possam desempenhar mais de uma função. Para exemplificar: mesa e bancos com armazenamento, prateleiras retráteis, armários com extensões e outros. 

O canto alemão é uma solução versátil e moderna, pois otimiza espaços pequenos, comumente encontrados em cozinhas ou salas de jantar, ideal para estúdios e kitnets.

Leia mais: Tendência no mercado imobiliário – 6 razões para investir em apartamentos inteligentes.

5. Opte por uma iluminação adequada

Além da iluminação natural para proporcionar bem-estar aos moradores do imóvel, a mais indicada para a decoração da cozinha são as lâmpadas de LED brancas. 

Esta opção é ideal para ambientes onde há maior gasto de energia, já que este dispositivo proporciona redução dos gastos e maior eficiência energética, comparado às lâmpadas comuns.

6. Aposte na verticalidade para decorar a cozinha

Estratégias inteligentes de organização ajudam (e muito) na otimização dos espaços. Além de agregar funcionalidade, é possível agregar estilo ao ambiente. 

Uma ideia para a decoração da cozinha, é adotar prateleiras flutuantes ou estantes verticais nas paredes. Essa solução proporciona uma oportunidade para exibir os utensílios de cozinha ou itens decorativos, adicionando um toque de personalidade. 

Use a criatividade e adote nichos nas paredes para colocar potes, temperos e outros elementos. Ganchos são um boa pedida para pendurar talheres, panelas, toalhas e etc. Existem muitos tipos de organizadores verticais que podem ser usados. Analise o espaço da sua cozinha e aproveite-o bem.

7. Tendência: uso de bancadas

Um dos elementos atuais que trazem modernidade para apartamentos ou casas é o uso de bancada. 

A bancada pode exercer diversos papéis, como: apoio para o cooktop, servir refeições rápidas, preparo de receitas e outras finalidades. A medida desse móvel deve ser bem pensada, assim como seu acabamento.

8. Invista em móveis planejados

Para maximizar o espaço disponível na cozinha, uma das melhores opções é investir em móveis planejados. Estes são projetados sob medida para se encaixar perfeitamente nos espaços disponíveis, proporcionando soluções inteligentes de armazenamento.

Desde armários que vão até o teto para aproveitar o espaço vertical até bancadas multifuncionais que se adaptam às suas necessidades, os móveis planejados oferecem uma abordagem personalizada para otimizar cada centímetro da sua cozinha. 

💡Dica extra para a decoração da cozinha: ao escolher materiais e acabamentos que refletem a luz, como superfícies brilhantes ou espelhadas, pode-se criar a ilusão de um espaço maior e mais iluminado. 

Agora que você já conhece algumas dicas para a decoração da cozinha, é hora de colocar as mãos à obra e dar vida ao ambiente dos seus sonhos, para deixá-lo acolhedor e cheio de estilo. 

Continue acompanhando os conteúdos da Pollo Engenharia. 

Siga a Pollo Engenharia no Instagram!

Leia também

8 técnicas de paisagismo que você precisa conhecer
6 benefícios de morar na Avenida 9 de Julho em Jundiaí 
O que fazer em Jundiaí: 5 dicas para conhecer e explorar a cidade
Pesquisar