Todos

Tendência no mercado imobiliário: 6 razões para investir em apartamentos inteligentes

Compartilhar em:

Nos últimos anos, os apartamentos inteligentes estão em alta no mercado imobiliário. Conhecidos também como estúdios, eles atraem muitos investidores e pessoas que preferem um espaço mais prático para o cotidiano. Continue a leitura para conhecer este empreendimento. 

Apartamentos inteligentes são uma trend no mercado imobiliário e vem ganhando cada vez mais espaço nos médios e grandes centros. 

Eles representam justamente a mudança de comportamento da sociedade, que em meio a um estilo de vida mais agitado, procuram pela praticidade e comodidade para viver e trabalhar. 

A configuração das famílias também está mudando, mais pessoas estão optando por viver sozinhas ou ter no máximo 1 filho, não querendo gastar muito em apartamentos grandes. 

A proposta descomplicada destes estúdios atraem todos os grupos sociais, desde os jovens que estão em busca do seu primeiro apartamento até outras pessoas que almejam comodidade.

Vale ressaltar que o mercado já responde a essa demanda. Os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que, em 2022, o percentual de crescimento da venda de imóveis com apenas um dormitório aumentou 30%, comparado com o mesmo período de 2021.

O que são apartamentos inteligentes?

Um apartamento inteligente é um tipo de imóvel que oferece funcionalidade e conforto em espaços compactos. Devido ao crescimento das cidades e a valorização dos terrenos urbanos, é uma opção atraente para quem busca uma moradia que atenda às necessidades atuais, como boa localização e qualidade de vida. 

Diferente dos apartamentos tradicionais, estes imóveis são caracterizados por uma metragem entre 20 a 60 metros quadrados. 

Os apartamentos inteligentes são projetados de forma eficaz, para otimizar o espaço disponível e oferecer soluções criativas de armazenamento e otimização dos ambientes. 

Quais são os tipos de apartamentos inteligentes?

No mercado imobiliário existem várias opções de apartamentos inteligentes para comprar ou alugar, como estúdio, flats e kitnets. Cada um possui características únicas, veja a seguir:

  • Estúdio: é uma edificação compacta com ambientes integrados e poucas divisórias, que apenas setoriza os quartos e banheiros. São capazes de comportar confortavelmente os seus moradores e proporcionar o acolhimento que um lar precisa ter. 
apartamentos inteligentes
Projeto Studio Living
Poços de Caldas
  • Flats: são apartamentos mobiliados que oferecem serviços de hotelaria, como limpeza, segurança e recepção 24 horas. Além disso, disponibilizam-se serviços de lavanderia, restaurante e academia. 
  • Kitnets: são apartamentos com ambientes integrados geralmente compostos por sala, quarto e cozinha em um único espaço, mas o banheiro é separado. São muito populares por serem opções econômicas para quem busca um espaço funcional. 

Agora que você já sabe o que são apartamentos inteligentes, seus tipos e benefícios, confira, então, 6 vantagens para investir em um:

6 razões para investir em apartamentos inteligentes

1. O custo inicial são baixos

Você sabia que é mais barato investir em apartamentos inteligentes? O preço do metro quadrado é menor e leva-se em consideração alguns custos de aquisição, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro da escritura e o contrato de financiamento. 

💡 Dica extra: considere comprar o imóvel ainda na planta! Quando o empreendimento é lançado, o investidor tem acesso a “tabela zero”, onde os custos são bem menores. Depois disso, o imóvel vai se tornando mais valorizado, e consequentemente seus valores vão sendo atualizados. 

2. Menores custos de manutenção

Ao longo do tempo, a manutenção dos apartamentos inteligentes é menor. Com mais apartamentos em um prédio, os custos condominiais diminuem por serem divididos em mais pessoas.

Para entender o valor de condomínio, é realizado o cálculo da fração ideal, onde divide-se a metragem total pela metragem do imóvel. Isto é para saber a porcentagem que ele representa no empreendimento. Em prédios com estúdio e unidades menores, o condomínio de estúdio é bem mais barato em comparação às maiores.

Além da baixa manutenção, os estúdios possuem pouco gasto de energia, água e até mesmo o IPTU. Apartamentos menores significam menos espaço para aquecer, iluminar e manter em ordem. Essa economia em escala reflete diretamente nas despesas mensais, tornando-se um alívio para o bolso do proprietário.

3. Investimento rentável

Rentabilidade é um dos pontos a serem analisados para quem investe em imóveis. Este tipo de empreendimento tende a valorizar ao longo do tempo. Se você busca investir em um bem durável e com maior segurança, os apartamentos inteligentes se mostram uma excelente opção.

Seja para aluguel ou para revenda, em pouco tempo você conseguirá esse retorno, ainda mais se eles estiverem localizados em locais estratégicos. 

Como mencionamos acima, o perfil de quem procura viver nesses locais é geralmente constituído de profissionais, executivos, jovens casais ou solteiros que querem viver bem, mas de maneira prática e econômica.

Portanto, considere investir em apartamentos com 1 ou 2 quartos para diminuir o tempo de Retorno do Investimento (ROI) para você.

4. Prédios modernos com design inovador

Uma das razões mais cativantes para se investir em apartamentos inteligentes é a oportunidade de morar em prédios modernos, sendo considerados verdadeiras obras arquitetônicas que vão além dos conceitos tradicionais. Essa escolha não apenas oferece um espaço para viver, mas sim uma experiência de vida inigualável.

Estes empreendimentos também são equipados com as últimas tecnologias. Sistemas inteligentes de segurança, automação residencial e infraestrutura são características comuns. 

apartamentos inteligentes

Projeto Studio Living
Poços de Caldas

5. Ampla oferta de serviços e lazer

Os novos empreendimentos imobiliários já estão bem adaptados aos novos comportamentos de consumo, porém existe algo que vai além: atender a nova forma de vida, mas, ao mesmo tempo, proporcionar fácil acesso a determinados serviços. 

Atualmente, além de ótimas localizações, os prédios oferecem open SPA, espaço fitness, quadra de beach tennis, coworking, espaço fun, espaço kids, home cinema, home share, pet care, car wash, mini market e muito mais. Tudo isso em um só lugar!

Outro ponto a ser destacado é a segurança e proteção aos moradores 24h.

6. Possibilidade de viver de modo mais leve e prático

Ao morar em um apartamento inteligente, as pessoas se acostumam a viver com o que é realmente necessário para ter uma vida confortável, sem excessos. 

Além disso, a mobília precisa ser planejada para ser aconchegante ao mesmo tempo que tenha funcionalidade. Dessa forma, utiliza-se cada centímetro do ambiente de forma eficaz.

Leia mais: Viver bem – entenda a relação entre a escolha de um imóvel e qualidade de vida.

O que considerar na hora de escolher um apartamento inteligente?

Como você pôde perceber, as vantagens de morar em um apartamento inteligente são diversas. Porém, na hora de escolher o imóvel, é fundamental considerar alguns aspectos: 

  • Primeiramente, avalie a localização. Isso envolve conhecer a região, a infraestrutura do bairro, a presença de comércio, hospitais, prestadores de serviços, escolas, parques, academias, espaços culturais e outros. 
  • É essencial analisar a distribuição dos ambientes e a planta do apartamento para verificar se atende às suas expectativas e se os espaços são funcionais. Aliás, considere a possibilidade de utilizar móveis planejados e soluções eficientes de organização para otimizar o espaço disponível, tornando-o prático.
  • Outro ponto relevante é a iluminação e ventilação natural do apartamento. Ambientes bem iluminados e arejados proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar, e contribuem para a economia de energia elétrica.
  • Considere o potencial de valorização: se você está comprando, lembre-se de considerar o potencial de valorização da região. Afinal, investir em um local em crescimento pode ser uma escolha financeiramente inteligente no futuro.

Em resumo, o principal benefício dos apartamentos inteligentes é a praticidade. Isso se encaixa no seu perfil? 

Continue acompanhando os conteúdos e lançamentos da Pollo Engenharia

Siga o perfil da Pollo Engenharia no Instagram: @polloengenharia.

Leia também

 As verdades que nunca te contaram sobre morar em Jundiaí
Viver bem: entenda a relação entre a escolha de um imóvel e qualidade de vida
imagem zona oeste
Zona Oeste de Poços de Caldas: conheça os 4 principais atrativos da região que mais cresce na cidade
Pesquisar