Todos

Conheça mais sobre Poços de Caldas: 5 razões para morar aqui

Compartilhar em:

Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por ser uma simpática cidade que acolhe toda a família em seus diversos pontos turísticos, gastronomia e paisagens da serra mineira. Porém, além de ser um local de descanso, tem se destacado pelo desenvolvimento de novos empreendimentos e na geração de empregos. Se você está considerando mudar para cá, ao longo do texto, apresentaremos 5 razões para te ajudar nessa tomada de decisão.

Conheça mais sobre a cidade de Poços de Caldas

Poços de Caldas é um município localizado no Sul de Minas Gerais. Segundo o censo do IBGE em 2021, possui 169 838 habitantes, sendo o 15º município mais populoso do estado e o mais populoso do Sul de Minas, dá para acreditar?

Algumas curiosidades sobre Poços de Caldas

A primeira curiosidade sobre o município é que originalmente era habitado pelos indígenas cataguases. Um dos primeiros registros realizados foi na década de 1780, onde uma carta do Capitão João de Almeida da Fonseca para o então governador da Capitania de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses, relata a descoberta de águas termais na região com propriedades terapêuticas para tratar doenças de pele.

É verdade que Poços de Caldas se encontra na cratera de um vulcão?

Poços de Caldas também é conhecida nacionalmente por estar localizada na cratera de um vulcão e muitos acham que ele pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas, é verdade esta história?

Tudo isso não passa de uma lenda. A cidade realmente se encontra em uma região de origem vulcânica. Muitos observadores, ao se depararem com a foto do satélite, acreditaram que as montanhas que circundam o planalto são a borda do vulcão e o interior do planalto, uma grande cratera. 

Hoje, este conceito caiu. Se fosse mesmo um enorme vulcão, haveria presença de lava a centenas de quilômetros ao redor das montanhas, o que não ocorre. Porém, tais atividades deram origem às águas sulfurosas e às riquezas minerais que fazem do Complexo Alcalino de Poços de Caldas um dos mais notáveis do mundo e o único que tem esta estrutura.

Agora que você já sabe um pouco sobre as curiosidades de Poços de Caldas, a seguir, listamos algumas razões para você vir morar nesta cidade encantadora.

5 razões para morar em Poços de Caldas

1-) Forte concentração comercial e de serviços

Um ponto forte de Poços de Caldas é a grande concentração de atividades comerciais e prestação de serviço por toda a cidade, que se distribuem pelas suas regiões a fim de atender os moradores locais. 

Uma dessas áreas é a Zona Oeste, que além de opções de bares, restaurantes, supermercados, escritórios de advocacia, faculdades, farmácias e outros, localiza-se o Shopping de Poços de Caldas e, em breve, receberá o novo prédio da Prefeitura Municipal. 

Além disso, a localidade se destaca por apresentar significativas atividades dirigidas ao setor de laticínios, malharias, cristalerias e lojas de souvenires.

Rua Assis Figueiredo, localizada no centro da cidade.
Imagem: Pulse Comunicação e Marketing

2-) Cultura e Lazer

No setor cultural, realça-se o Complexo Cultural da Urca, que possui um teatro para receber várias atrações, além de salões de exposição e uma biblioteca. Ademais, possui em um prédio anexo: o Museu Histórico e Geográfico. Tudo isto inserido em uma grande praça com anfiteatro e áreas de lazer.

São diversos cinemas, auditórios e festas tradicionais, que atraem um contingente de pessoas para a cidade, nas mais diversas épocas do ano. Há eventos culturais anuais, como: o Festival Música nas Montanhas, Julhofest, Festa Uai, Festa de São Benedito, Feira do Livro, entre outros.

Poços de Caldas conta com diversas praças e parques de expressiva qualidade ambiental e paisagística, além de uma variedade de clubes esportivos e sociais, que garantem as opções de lazer às pessoas de todas as camadas sociais. Merecem destaque a Praça Pedro Sanches, Parque Municipal, o campo de golfe, kartódromo, clube hípico, aeroclube, os ginásios poliesportivos e o estádio municipal Ronaldo Junqueira.

Complexo Cultural da Urca
Imagem: Pulse Comunicação e Marketing

3-) Uma das maiores cidades na atração de investimentos do país

Poços de Caldas está estrategicamente localizada na divisa com o Estado de São Paulo e próxima de outros centros econômicos importantes do país, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Segundo dados do ano de 2012 divulgados pelo IBGE, o Produto Interno Bruto-PIB do município é de 4.601.435 mil reais, e o PIB exclusivamente do setor industrial é 1.134.678 mil reais, representando dessa forma aproximadamente 24,7% da economia local.

O município, em conformidade com dados de 2015 do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE, possui 9.431 estabelecimentos empresariais em atividade, dos quais 719 estão no segmento da indústria de transformação e 150 da mineração. Somados, estes dois segmentos representam 9,21% do total.

Novas empresas somam investimentos que ultrapassam a casa dos bilhões de reais e que puxam a geração de empregos por toda a região. Já consolidadas no município, marcas como Danone, Ferrero, Frutty, Thyssen-Krupp, Alcoa, Lorenzetti e Prysmian Group, além de fidelizarem seu funcionamento na cidade, têm ampliado suas matrizes e aumentado sobremaneira os investimentos.

O município é o 6º colocado em Minas Gerais no Índice de Competitividade dos municípios mineiros, o que demonstra que a cidade possui uma boa infraestrutura, bons índices sociais, excelente ambiente empresarial e econômico, fazendo que se destaque no cenário estadual como foco de atração de novos investimentos.

O que pode-se concluir é que Poços de Caldas está em constante crescimento para abraçar grandes e novos empreendimentos. 

4-) Descubra a beleza dos pontos turísticos

Além das opções culturais e de lazer, existem diversos pontos turísticos a serem explorados pela cidade. Abaixo, te indicamos os mais visitados: 

  • Cristo Redentor: com certeza, é um dos pontos turísticos mais visitados e apreciados pelos moradores locais por oferecer uma visão panorâmica de toda a cidade. Por lá, encontram-se outros atrativos de lazer como: teleférico, tirolesa, cafés, acesso à rampa de Voo Livre e outros. 
Imagem: Pulse Comunicação e Marketing
  • Cachoeira Véu das Noivas: este é um dos principais cartões postais, sendo possível contemplar três quedas d’água, que chegam a até 10 metros de altura. Ao redor da cachoeira, o visitante pode admirar uma paisagem pacífica e repleta de verde, com pinheiros e muitas flores. 
  • Thermas Antônio Carlos: o local oferece serviços de escalda-pés, banhos sulfurosos, drenagem linfática, massagens e limpeza de pele. O estabelecimento ainda mantém os ares dos anos de 1930, mesmo tendo sido restaurado recentemente. A arquitetura e o ambiente são quase como uma viagem no tempo. 
  • Fonte dos amores: este é o ponto turístico mais romântico da cidade. A estátua de mármore, esculpida para retratar uma versão mineira de Romeu e Julieta, representa o casal que teria se jogado do alto da rocha encontrada por lá e ficado coberto pelas águas da fonte. Aqui, você vai se encantar também com os quatis e os macaquinhos que habitam a mata logo ao lado.
  • Zoo das Aves: que tal reunir toda a família e conhecer o Zoo das Aves? Nesta incrível atração turística, você encontrará mais de 200 espécies, inclusive aves raras, para conhecer e fotografar. No local, você achará também espaço para piquenique, recintos de imersão característicos de cada fauna e belas paisagens das montanhas do Sul de Minas.

5-) Uma cidade que proporciona mais qualidade de vida

Depois de todas as razões apresentadas acima, ainda restam dúvidas de que esta é a melhor cidade para se morar?

Porém, não paramos por aqui. Trouxemos mais um bom motivo: Poços de Caldas é sinônimo de qualidade de vida. 

Por meio do Parque Municipal, você poderá praticar várias atividades físicas em grupo, como dança, yoga e os demais esportes e, na Avenida João Pinheiro, você encontrará um local arborizado com ciclovia, pista de caminhada e academia ao ar livre.

Parque Municipal Antônio Molinari
Imagem: Pulse Comunicação e Marketing

Hoje em dia, devido a uma rotina cada vez mais intensa e atribulada, as pessoas devem procurar locais de moradia que proporcionem oportunidades financeiras, mas que tenham lazer, cultura, entretenimento e bem-estar. E tudo isso você encontra aqui!

Conte com a Pollo Engenharia para te ajudar nesse processo. Conheça os nossos empreendimentos e faça a escolha que mude e seja importante para a sua vida. 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando.  

Referência: dados retirados do site da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. 

Leia mais: Construção Residencial – Tendências e Preferências dos Moradores Modernos.

Leia também

Viver bem: entenda a relação entre a escolha de um imóvel e qualidade de vida
imagem zona oeste
Zona Oeste de Poços de Caldas: conheça os 4 principais atrativos da região que mais cresce na cidade
Pesquisar